Musk diz estar “morrendo de vontade” de criar um jato supersônico elétrico


Aparentemente, ser o CEO de uma fabricante de carros (Tesla), uma empresa aeroespacial (SpaceX), uma que constrói túneis (Boring Company) e outra que desenvolve um implante cerebral (Neuralink) não é o bastante para manter a mente de Elon Musk ocupada.  Em um post recente no Twitter, o bilionário declarou estar “morrendo de vontade” de criar um jato supersônico elétrico.

Mas mesmo alguém “multitarefa” como Musk tem limites. Na mesma mensagem, o executivo afirmou que o trabalho extra poderia “fazer seu cérebro explodir”. 

publicidade

Segundo o Futurism, a ideia não é nova: ela foi mencionada em uma entrevista ao radialista Joe Rogan em 2018 (aquela onde fumou um baseado): “Tenho um projeto para um avião”, disse Musk. “Pensei muito sobre isso, muito mesmo”.

A aeronave seria do tipo VTOL (Vertical Take-Off and Landing), que decola e pousa na vertical, como os famosos caças Harrier e F-35. “O truque é a transição para o voo horizontal”, disse ele. “A coisa que você vai usar para decolar e pousar verticalmente não é adequada para o voo em alta velocidade”. 

Elon Musk fumando um baseado em entrevista com Joe Rogan em 2018
Elon Musk já havia comentado a ideia em uma famosa entrevista em 2018, quando fumou um baseado.Imagem: The Joe Rogan Experience/Reprodução

Uma vez no ar “a energia que você usa em cruzeiro é muito pouca, e você pode recapturar grande parte dela de sua energia gravitacional potencial na descida”, explicou Musk na época. “Então você realmente não precisa de nenhum tipo de combustível reserva”.

Mas na mesma entrevista o bilionário admitiu que embora intrigante, a ideia não era importante no momento. “O avião elétrico não é necessário agora. Carros elétricos são importantes, energia solar é importante, armazenamento estacionário de energia é importante. Essas coisas são todas muito mais importantes que criar um VTOL elétrico supersônico”.

Leia mais:

Vale lembrar que aviões elétricos em si não são novidade, e até mesmo a brasileira Embraer pesquisa o conceito. Mas nenhum deles é supersônico. Na verdade poucos jatos de passageiros são. Entretanto, há alguns conceitos de carros voadores elétricos, usando tecnologia derivada dos drones, capazes de pouso e decolagem vertical.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!



Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =